A vida simples do campo !!!

A vida simples do campo !!!

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Agora voce pode fazer siga a receita


Geleias  como fazer



Desde tempos remotos, a conservação dos alimentos sempre foi uma preocupação da humanidade. A técnica utilizada para fazer geleia é um capítulo importante dessa história, pois foi criada para preservar diferentes tipos de fruta. Em geral, as geleias duram até duas semanas se forem armazenadas em vidros hermeticamente fechados na geladeira.


• É possível fazer geleia com pedaços de frutas ou com a polpa batida e passada por uma peneira, para ficar mais transparente.

• Existe geleia de uma infinidade de frutas, mas algumas são melhores por conter maior quantidade de pectina – substância natural que dá consistência à preparação –, como maçã, laranja, limão e uva você encontra receitas com essas frutas e também com manga, jabuticaba, pêssego e abacaxi).

• Muitas geleias importadas trazem no rótulo a denominação marmalade – termo criado no século 17, no reinado de Carlos II, na Inglaterra. Conta a história que sua esposa, a rainha portuguesa Catarina Henriqueta de Bragança, por sentir-se solitária, costumava convidar as amigas para tomar chá à tarde, hábito que teria originado o famoso chá das cinco. Nessas ocasiões, ela servia um tipo de geleia de marmelo. Hoje, as marmalades são feitas de frutas cítricas, com a casca.










GELEIA DE PÊSSEGO

Ingredientes

1,3 kg de pêssegos maduros, mas de boa qualidade

700 g de açúcar

Suco de 1 limão ou raspas da casca de 1 limão




Modo de Preparo

Descasque e tire o caroço da fruta, sendo que ao final devem restar mais ou menos 1 kg da fruta limpa. Corte em pequenos pedaços. Coloque em uma panela o pêssego com o açúcar e o limão e cozinhe em fogo moderado, mexendo sempre por aproximadamente 40 minutos, até que a geleia adquira a consistência desejada. Atenção, pois a geleia depois de fria sempre é bem mais consistente, por isso, é necessário tira-la do fogo quando ainda está bem molinha. Você não chegará a ver o fundo da panela. Armazene ainda quente, em vidros esterilizados. Feche bem os frascos e deixe de ponta cabeça até esfriar. Desta maneira, a geleia caseira pode ser conservada fora da geladeira por até 4 meses. Uma vez aberto o frasco, ele deve ir para a geladeira e consumido o mais rápido possível. Serve de acompanhamento para biscoitos ou pão, ou ainda, é uma ótima opção para rechear croissants, bolos e tortas.







GELEIA DE ABACAXI

Ingredientes

1 abacaxi de 1 kg

1 1/2 xícara (270 g) de açúcar

1/4 de xícara de suco de limão

1 colher (sopa) de hortelã picada




Modo de Preparo

Descasque o abacaxi e bata a polpa no liquidificador (deve

render 3 xícaras de suco). Numa panela, leve ao fogo médio o suco até ferver. Adicione o açúcar e o suco de limão e cozinhe, mexendo sempre, até o açúcar dissolver. Aumente o fogo e cozinhe, mexendo às vezes, por 20 minutos ou até atingir o ponto de geleia (coloque uma pequena porção num pires e deixe esfriar. Quando estiver denso e não escorrer, estará pronto). Junte a hortelã. Deixe amornar, transfira para potes de vidros esterilizados e tampe bem.










GELEIA DE MORANGO

Ingredientes

750 g de morango lavado,

sem o cabinho

2 colheres (sopa) de suco de limão

750 g de açúcar




Modo de Preparo

Corte os morangos ao meio e coloque-os em uma panela. Junte o suco de limão e o açúcar. Misture e leve ao fogo baixo, mexendo às vezes, ou até o morango soltar líquido. Aumente o fogo e, quando começar a ferver, deixe cozinhar, mexendo às vezes, por mais 15 minutos. Durante o cozimento, retire a espuma que se formar na superfície com uma escumadeira. Verifique o ponto mergulhando uma espátula na geleia, que deverá estar consistente, demorando a escorrer. Retire do fogo, transfira para uma tigela e deixe esfriar. Rende 3 xícaras. Na geladeira, dura até duas semanas.







GELEIA DE MAÇÃ

Ingredientes

1,5 kg de maçã vermelha, não muito madura

3 xícaras de água

3 xícaras (540 g) de açúcar

2 colheres (sopa) de suco de limão




Modo de Preparo

Retire as duas extremidades das maçãs, sem descascar e sem tirar as sementes. Corte as maçãs em pedaços pequenos e coloque numa panela com a água. Tampe e deixe ferver em fogo alto. Abaixe o fogo e cozinhe por 20 minutos ou até que as maçãs fiquem bem macias. Passe essa mistura por um pano fino, para coar o líquido (desprezando a polpa da maçã). Numa panela, adicione o líquido coado, o açúcar e o suco de limão. Leve ao fogo até atingir o ponto de geleia.

Retire a espuma, deixe amornar e transfira para potes de vidros esterilizados e tampe bem.







GELEIA DE GOIABA

Ingredientes

1 xícara de polpa de goiaba vermelha

1/2 xícara (100 g) de açúcar cristal




Modo de Preparo

Passe a polpa com as sementes de goiaba pela peneira. Coloque o suco extraído numa panela média, junto com o açúcar. Leve ao fogo baixo e cozinhe, mexendo de vez em quando, por cerca de 30 minutos, até engrossar (Coloque uma pequena porção num pires e deixe esfriar. Quando estiver denso e não escorrer, estará pronto). Deixe amornar,

transfira para potes de vidros esterilizados e tampe bem.







GELEIA DE JABUTICABA

Ingredientes

2 xícaras de suco de jabuticaba

2 xícaras de açúcar




Modo de Preparo

Numa panela, misture o suco de jabuticaba com o açúcar. Leve ao fogo e cozinhe mexendo até começar a engrossar (Coloque uma pequena porção num pires e deixe esfriar. Quando estiver denso e não escorrer, estará pronto. Deixe amornar, transfira para potes de vidros esterilizados e tampe bem.







GELEIA DE UVA PRETA

Ingredientes

1 kg de uva preta

4 xícaras de água

5 xícaras de açúcar




Modo de Preparo

Numa panela, coloque as uvas e cubra com a água. Leve ao fogo, tampe a panela e deixe cozinhando até levantar fervura. Passe por uma peneira, espremendo bem as uvas para extrair o suco (deve render aproximadamente 6 1/2 xícaras). Volte o suco para a panela, acrescente o açúcar e mexa bem. Leve ao fogo brando, mexendo de vez em quando, somente até dissolver o açúcar. Retire o excesso de espuma que se forma na superfície. Continue cozinhando até obter o ponto da geleia (Coloque algumas gotas num pires e deixe esfriar. Quando estiver denso e não escorrer, estará pronto. Esse processo leva mais ou menos uma hora e 15 minutos). Deixe amornar, transfira para potes de vidros esterilizados e tampe bem.






2 comentários:

  1. Uauuu!!!
    Geléia tem história heim!
    Eu amo e saber como fazer é muito bom pq assim fica mais natural foi pegar as receitas
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir

"Por favor, para entrar aqui agora
é preciso pés descalços e
nenhuma armadura.(...)Não existe tristeza em mais
nenhum canto desta casa,fique a vontade!

folhas


ventos tragam coisas boas e levem as ruins

fundos



....



estrelinha